ASTRONOMIA

Astronomia gera conhecimento para combater o câncer

Redação do Diário da Saúde

Os elétrons ejetados pelos átomos de ouro e platina criam um gás eletricamente carregado, ou plasma, extremamente localizado, mas capaz de matar as células dos tumores. [Imagem: Sultana Nahar]

Poeira de estrelas
Pesquisas feitas por astrônomos sobre os corpos celestes estão tendo um impacto direto sobre os corpos humanos.
Os astrônomos da Universidade do Estado de Ohio (EUA) estão trabalhando com físicos-médicos, radioterapeutas e oncologistas para desenvolver um novo tratamento de radioterapia.
A nova terapia de radiação será mais agressiva contra os tumores e mais suave com os tecidos saudáveis ao seu redor.
Radiação das estrelas
Ao estudar como os elementos químicos emitem e absorvem a radiação no interior das estrelas e em torno dos buracos negros, os astrônomos descobriram que os metais pesados, como o ferro, emitem elétrons de baixa energia quando expostos a raios X com energias específicas.
Essa descoberta levanta a possibilidade de que os médicos usem implantes feitos de certos elementos pesados para destruir tumores com elétrons de baixa energia, expondo o tecido saudável a um nível de radiação muito menor do que é possível hoje.
Implantes semelhantes também poderão melhorar o diagnóstico médico por imagens do interior do corpo humano.
Plasma
Sultana Nahar e seus colegas estão trabalhando com os elementos ouro e platina para construir um dispositivo que gera os raios X em frequências-chave.
Seus dados indicam que um único átomo de ouro ou platina atingido por uma pequena dose de raios X em uma estreita faixa de frequências - equivalente a cerca de um décimo do amplo espectro de frequências da radiação de raios X - produz um fluxo de mais de 20 elétrons de baixa energia.
Esses elétrons ejetados pelos átomos de ouro e platina criam um gás eletricamente carregado, ou plasma, extremamente localizado, mas capaz de matar as células dos tumores.
Esses átomos metálicos seriam inseridos nos tumores na forma de nanopartículas, que hoje já estão sendo testadas para levar drogas até os tumores.
Astroterapia
"Como astrônomos, aplicamos física e química básicas para compreender o que está acontecendo nas estrelas. Estamos muito animados em aplicar o mesmo conhecimento para tratar o câncer," disse Nahar.
Segundo a pesquisadora, o uso da radiação na Medicina está bastante indiscriminado hoje, não tendo havido qualquer avanço fundamental na produção de raios X desde a invenção do tubo de raios X por Roentgen, em 1890.
A equipe batizou o novo conceito de RNPT (Resonant Nano-Plasma Theranostics) - Teranóstico por Nano-Plasma Ressonante - teranóstico é uma junção de terapia e diagnóstico.



ECLIPSE ESPECIAL - 04 de JANEIRO



4 de janeiro é um Eclipse Estelar Triplo:

(1)  Lua Nova – Novos começos, plantar “sementes”

(2)  Chuva de Meteoros Quadrantids: Trazendo as Unidades de Consciência do Akasha para Manifestação Intensificada através de Mini-Cometas de Fogo no Céu

(3)  Eclipse Solar – Mega Onda de Energia para Transição, Visão e Busca Interior

O Eclipse Solar de 4 de janeiro será triplamente grandioso, ocorrendo numa Lua Nova junto com a Chuva de Meteoros Quadrantids.

A característica energética deste evento será a de
aliviar a intensidade na qual a humanidade tem sido banhada nos últimos 21 dias.

Será um dia de renovação, de uma recarga há muito esperada.

No sentido mais verdadeiro, o dia 4 de janeiro (e não primeiro de janeiro) será o dia ideal para as “Resoluções de Ano Novo” para 2011.

 Lua Nova sempre se refere a renascimento, renovação, ao plantio de “sementes”, e estas serão super-carregadas pela potência do Eclipse Solar e dos cometas da Chuva de Meteoros.

Então, não pensem que, por ser um Eclipse Solar parcial, apenas visível em regiões específicas, apenas cobrindo uma parte do Sol, esta energia não será extremamente poderosa. Este será um “Mega Evento”, intenso e vibrante de energia!

Todos os eclipses, especialmente os dos próximos 24 meses, são onipotentes em alcance e efeito.

Eles são codificados com luz e estão contribuindo para a rápida transição da Grade Cristalina-144… assim como da Terra e da Humanidade.

Os eclipses, tanto parciais quanto totais, afetam o sistema de grade planetário em sua totalidade, e as pulsações energéticas resultantes são distribuídas igualmente por todo o planeta.

Recentemente vocês experienciaram uma enorme onda de energia, no Eclipse Lunar Total e Solstício de 21 de dezembro, com Mercúrio retrógrado.

Mercúrio completa o seu atual movimento retrógrado em 30 de dezembro e começa o movimento para frente bem a tempo para os acontecimentos do dia 4 de janeiro – Eclipse Solar/Lua Nova/Chuva de Meteoros.]

Numa concepção bem real e intencional, o Eclipse codificado e engrandecido de 4 de janeiro completa o labirinto energético que teve início em 21 de dezembro. É a Luz virtual no Final do Túnel.

Esta energia é oferecida à Humanidade e propicia um momento maravilhoso para se reanimar, para visualizar e manifestar intenção.

O Eclipse Solar de 4 de janeiro de 2011 está a 13 graus e 39 minutos de Capricórnio.
Está em conjunção com a estrela fixa Ascella, com ótimas influências de Júpiter e Mercúrio.

Projeta ondas de otimismo e abre portais energéticos para a alegria e a felicidade.

Com a Lua Nova astrologicamente programada para amizades novas e influentes, dádivas valiosas e respeito pelas energias Femininas Divinas, o dia 4 de janeiro oferece grande renovação.

Assim, o emergente destaque da Estrela Ascella é importante durante o Eclipse de 4 de janeiro. Ascellae está na Constelação de Sagitário. Os Cabalistas associam-na com o Arcano do Tarot “Os Amantes”, provavelmente por causa do Cupido que está acima do casal, apontando seu arco e flecha como o arqueiro.

A palavra Sag significa “procurar”. Então, a “astro-lógica” pode ser que esta será uma energia propícia para encontrar um novo parceiro ou companheiro. Com certeza as ondas de energia serão condutoras de novos começos ou de renovação das situações atuais.

O único aspecto planetário que a Lua Nova faz é uma quadratura com Saturno. Apesar da quadratura, a influência das estrelas é feliz, auspiciosa e otimista, e apenas reforça a influência de Saturno no que diz respeito à procura de se estabelecer e trabalhar duro.

Esta é uma energia de harmonia, de reconstrução, de reatamento de laços partidos e parcerias.

As pessoas estarão se reunindo, abrindo portas de comunicação e confiando umas nas outras.

É fácil perceber que o modo mais importante de se aproveitar as oportunidades de 4 de janeiro é “plantando sementes”, fazendo novas resoluções.

A energia dos cometas e do eclipse introduzirá e ativará um grande número de “unidades de consciência” ou “Akashas Cristalinos”, os blocos da construção da manifestação do pensamento.

Vocês limparam os obstáculos no Eclipse do Solstício, e agora é o momento perfeito para manifestarem novas metas, novos comportamentos e para a criação da abundância e dos acontecimentos que desejam para 2011.

Algo importante ocorrerá apenas quatro horas depois do Eclipse Solar de 4 de janeiro – a última das três Conjunções de Júpiter e Urano tornar-se-á exata.

Teremos também Netuno e Quíron, como em 2010, com a diferença de que no ano passado eles estavam todos retrógrados, sob a influência do movimento giratório para trás.

Mas desta vez estão no seu movimento normal e acrescentarão uma bela energia para manifestação.

Então, a essência e a energia da “Estrela Tripla” do Eclipse Solar de 4 de janeiro são as de renovação e grande alívio. O momento é perfeito para planejar e tomar resoluções para 2011, com uma idéia muito mais clara do que se deseja ser. Não haverá nenhum ponto fraco nem drama emocional desfavorável com a quadratura de Saturno.

O sentimento será intenso no sentido de “levar as coisas para frente” e começar a se ancorar de novo na clareza e praticidade.

Será o momento perfeito para organizar o ano que entra e plantar sementes realísticas… aquelas que se manifestarão e crescerão do jeito que você desejou e planejou. Este é um Eclipse livre de dramas e ilusões.

Nada de fumaça, espelhos nem promessas grandiosas.

É um momento para se sentir bem outra vez, arregaçar as mangas, voltar ao nível zero e se reanimar.

Vocês conseguiram chegar neste ponto, através da montanha russa da Grande Cruz Cardinal e do Mega Solstício de 2010.
Não estou querendo dizer que 2011 será menos potente que 2010.
Na verdade, será mais emocionante ainda!
As energias de 2011 têm outros 5 eclipses – mais dois lunares e mais 3 solares – eclipses e equinócios potentes, e talvez o mais magnífico de tudo, o Portal de Data Tripla de 11-11-11. Mas graças à corrida de obstáculos que foi 2010, vocês ficaram mais fortes e agora vão administrar as mudanças de 2011 com um pouco mais de facilidade.

Em 2011, vocês começam limpos! E muito mais sábios. Um começo perfeito.
Usem esta energia… Aproveitem o Dia!

a conjunção “exata” de Júpiter e Urano, extremamente próximos um do outro, entre 3 e 5 de janeiro, um alinhamento que ocorre apenas a cada 14 anos – e a isto se juntará a chuva de meteoros Quadrantids, cujo ápice deverá ser à meia-noite de 3 para 4 de janeiro.
Que alinhamento!



Fases da Lua em 2011

Mês
Dia
Lua
Signo do Zodíaco**
Hora UTC
Hora de
Brasília
Janeiro
4
Nova °
Capricórnio
9:03
6:03
Janeiro
19
Cheia
Capricórnio
21:21
18:21
Fevereiro
3>2
Nova
Aquário
2:31
23:31 do dia 2
Fevereiro
18
Cheia
Aquário
8:36
5:36
Março
4
Nova
Peixes
20:46
17:46
Março
19
Cheia
Peixes
18:10
15:10
Abril
3
Nova
Áries
14:32
11:32
Abril
18>17
Cheia
Áries - Festival da
Páscoa
2:44
23:44 do dia 17
Maio
3
Nova
Touro
6:51
3:51
Maio
17
Cheia
Touro - Festival de
Wesak
11:09
8:09
Junho
1
Nova °
Gêmeos
21:03
18:03
Junho
15
Cheia 
Gêmeos - Festival da
Humanidade
20:14
17:14
Julho
1
Nova °
Câncer
8:54
5:54
Julho
15
Cheia
Câncer
6:40
3:40
Julho
30
Nova
Leão
18:40
15:40
Agosto
13
Cheia
Leão
18:57
15:57
Agosto
29
Nova
Virgem
3:04
0:04
Setembro
12
Cheia
Virgem
9:27
6:27
Setembro
27
Nova
Balança (Libra)
11:09
8:09
Outubro
12>11
Cheia
Balança (Libra)
2:06
23:06 do dia 11
Outubro
26
Nova
Escorpião
19:56
16:56
Novembro
10
Cheia
Escorpião
20:16
17:16
Novembro
25
Nova °
Sagitário
6:10
3:10
Dezembro
10
Cheia 
Sagitário
14:36
11:36
Dezembro
24
Nova
Capricórnio
18:06
15:06


** O signo astrológico utilizado é o que corresponde ao sol.
• Eclipse solar total no momento da lua nova e eclipse lunar total durante a lua cheia.
° Eclipse solar parcial no momento da lua nova e da lua durante a lua cheia.
> Indica o dia anterior do dia indicado na coluna dos dias.

Não foram considerados nem horário de verão nem o horário das diversas regiões brasileiras, que devem ser observados quando for o caso.NOTA CHAVE DE CADA SIGNOEstas notas-chave podem ser utilizadas respectivamente como pensamento semente na meditação da lua cheia de cada mês.

Capricórnio - Perdido estou na luz divina, e no entanto volto as costas a essa luz.
Aquário- Água da Vida eu sou, jorrando para homens sedentos.
Peixes - Eu deixo a casa do Pai e ao voltar, encontro a redenção.
Áries - Eu me manifesto e, do plano mental, eu governo.
Touro - Eu vejo, e quando o Olho está aberto, tudo é luz.
Gêmeos - Eu reconheço o meu outro eu, e no seu declínio, eu cresço e brilho.
Câncer - Construo uma casa iluminada e nela habito. 
Leão - Eu sou Aquele e Aquele eu sou.
Virgem - Eu sou a Mãe e o Filho, Fonte e Matéria, Eu sou.
Balança (Libra) - Eu escolho o caminho que segue entre as duas grandes linhas de força.
Escorpião - Guerreiro eu sou, e da batalha surjo triunfante.
Sagitário - Eu vejo o objetivo. Alcanço este objetivo e então vejo outro.

Datas dos Três (Principais) Festivais Espirituais em 2011:

Festival da Páscoa.....................................................
...18 de abril 
Festival de Wesak.........................................................17 de maio
Festival da Humanidade – Dia Mundial de Invocação.......15 de junho

SOBRE A LUA
No nosso sistema solar, a Lua é o corpo celeste que se movimenta com mais rapidez. A cada 28 dias ela perfaz uma volta completa em torno da Terra e percorre 360º do zodíaco. A cada 7 dias ela muda de fase. A cada 2 dias e meio atravessa um signo inteiro e em poucas horas visita outros planetas, fazendo e desfazendo aspectos e ângulos com eles. A Lua se move 1º a cada 2 horas. Devido a este intenso movimento, atribui-se a ela o domínio sobre todas as atividades da natureza e do homem que sofrem grande variação, que têm ciclos rápidos e que se completam numa curta duração. São portanto próprios dos domínios da Lua a mutação e a flutuação. Se ela não é o fator decisivo nas subidas e descidas das atividades humanas - ao longo do ano - é, sem dúvida, o determinante principal de pressão dentro de um mês, uma semana e, sobretudo, a grande vedete das variações ocorridas ao longo de um dia.

A LUA E A FERTILIDADE
Tradicionalmente, a Lua representa o Princípio Feminino por excelência: a mulher/mãe na sua capacidade de fecundar, gestar, proteger e nutrir sua cria. Por isso, se atribui a ela o domínio sobre todos os processos e forma de fertilidade e nutrição. Partos, gravidez, gestação, concepção - estão todos sob a regência da Lua. É conhecido o impacto sobre a incidência de partos na troca de Lua. A Lua Cheia é a campeã na precipitação dos nascimentos. É muito difícil resistir à chegada da Lua Cheia quando as semanas de gestação já estão cumpridas ou próximas de se cumprirem. Para quem tem ciclos de ovulação/menstruação irregulares recomenda-se um tratamento que siga a Lua de nascimento da pessoa para que a menstruação se regule assim naturalmente.

A LUA E A NUTRIÇÃO
Ela também atua sobre o metabolismo, o apetite, a assimilação dos alimentos e dos líquidos no organismo e, portanto, sobre o processo de se ganhar, manter ou perder peso. Dependendo do signo em que a Lua se encontra, os aspectos formados e a sua fase, até o tipo de consumo e a preferência de alimentos são alterados. Por exemplo: a Lua transitando no signo de Touro ou de Leão estimula o consumo de produtos de delicatessen. Luxo puro! Pães e massas também são preferidos quando a Lua se encontra em Touro. Já sabores picantes e condimentados ganham destaque quando a Lua está em Escorpião. As carnes são mais consumidas também quando a Lua se encontra neste signo e em Áries. Como podemos ver há toda uma estimulação sensorial e principalmente do paladar de acordo com a posição da Lua nos signos.

A LUA E AS ÁGUAS
Devido à força gravitacional que exerce sobre a Terra, a Lua atua sobre o volume, o fluxo e refluxo dos líquidos e das águas existentes sobre a Terra, nas camadas subterrâneas pressionando o interior da Terra, no interior dos vegetais e no corpo humano. As marés dos oceanos, dos rios, a seiva dos vegetais e o fluxo de sangue e de líquido no organismo sofrem a influência da Lua, na medida em que ela se movimenta em relação ao Sol. Com isto a vegetação, a agricultura, a pesca, o clima e até a saúde se tornam fortes áreas de influências da Lua. Há toda uma ligação entre umidade e as fases da Lua. Por exemplo: a secagem da madeira, a fase propicia para seu corte, a predisposição maior para sua conservação ou apodrecimento ou até a melhor absorção de tinta e verniz têm a ver com as fases da Lua. A maior ou menor durabilidade das folhas, frutas e legumes também. As mudanças do clima - principalmente as chuvas - podem ser indicadas pela Lua. A presença de halo amarelado em torno do disco na fase de Lua Cheia é sinal certo de chuva. As próprias mudanças da fase da Lua são precipitadoras de mudanças de tempo




 A LUA E AS EMOÇÕES
É a Lua que dá o tom emocional do dia. Ela causa um grande impacto sobre o comportamento humano, sobre o humor das massas e sobre o estado de ânimo coletivo. A sensibilidade, as reações e as flutuações emocionais das pessoas são em grande parte reflexos dos movimentos da Lua. Certas posições da Lua no Céu predispõem as pessoas a se sentirem muito mais receptivas, extrovertidas e encorajadas, ao passo que outras, ao contrário, inclinam as pessoas a se mostrarem mais desanimadas, fechadas e até pessimistas. O grau de carência emocional e maior necessidade de afeto também estão muito associados aos ciclos da Lua. As pessoas ficam muito mais bem humoradas quando a Lua se encontra em Sagitário. Mais sensíveis com a Lua em Câncer. Mais radicais e desconfiadas com a Lua em Escorpião, e tagarelas com a Lua em Gêmeos. A Lua Cheia costuma ser catártica para as emoções e a Lua Minguante será a mais propícia para digeri-las e elimina-las. Em silêncio.

A LUA E O PÚBLICO
A Lua não regula só as marés dos oceanos. Rege também as marés humanas. Os comportamentos de massa estão muito sujeitos às influências da Lua. Ela atua sobre o humor e o estado de espírito das pessoas e interfere sensivelmente sobre o comportamento do público. A maior ou menor freqüência de público a um evento é muito marcada pela posição da Lua no Céu. Não há dias em que todo mudo sai às ruas, e os shopping, bares, restaurantes, teatros, cinemas e shows estão lotados? E não há dias em que todos parecem preguiçosos e resolvem se recolher? Onde foi parar todo mundo? Consulte a Lua do dia... A Lua Minguante é desaconselhável para qualquer atividade que pretenda atrair um grande público. Para isto é melhor a Lua Crescente e mais que todas a Lua Cheia. A Lua no signo de Áries é boa para atrair um público novo. A Lua em Gêmeos, um público eclético. Em Capricórnio conservador, exigente e seletivo. Em Libra, a audiência mais chique e requintada que existe.

A LUA E AS ATIVIDADES
O comércio, os setores de entretenimento e lazer e todas as atividades que dependem diretamente de público são as mais sensíveis às influências da Lua e sofrem as naturais oscilações próprias do setor, devido aos rápidos movimentos da Lua geradores de inconstância e flutuação.

A LUA E OS NEGÓCIOS
Os negócios também recebem forte pressão dos movimentos da Lua. A flutuação do mercado financeiro é um típico exemplo de atividade que responde muito às influências da Lua. Este mercado depende muito de uma resposta psicológica positiva e confiante das pessoas: outro típico campo de influencia da Lua: o psicológico. O mercado imobiliário é também um forte setor de negócios bastante marcado pelas influências da Lua. Para se fechar negócios, pedir aumento, procurar emprego, apresentar projetos, divulgar uma idéia ou um serviço, começar um trabalho, pedir empréstimo, cobrar dívidas, assinar contratos, comprar e vender deve se procurar uma Lua favorável. Para se começar poupança ou investimentos a Lua certa é a Crescente. Para se cortar despesas e eliminar dívidas, a Lua Minguante. Compra e venda de imóveis estão protegidas sob a boa influência de Lua e Saturno. Trocas em geral ou compra de equipamentos e automóvel andam bem sob a harmonia de Lua e Mercúrio.

A LUA E OS CICLOS DE CRESCIMENTO
A Lua regula as subidas e descidas de qualquer ciclo. Há definitivamente crescimento e queda de energia numa maré de pico ou de baixa associada à Lua. Qualquer atividade, situação ou comportamento que tenha um começo determinado, se expanda e se desenvolva até alcançar os seus resultados plenos e, depois, se retraía em direção a uma diminuição, está diretamente sob a influência da Lua. Por exemplo, engordar ou emagrecer é, em última instancia, a extensão dos efeitos da Lua em suas fases de aumentar - crescer - diminuir - minguar. Como uma visível barriga no céu. Tudo que quisermos que cresça e se revele ou ao contrário, diminua, se contraia, perca a força ou até desapareça, devemos fazer sob a correta influência da Lua. No mesmo caso se incluem: tratamentos de saúde e beleza, dietas, gestação, jardinagem, agricultura, transações bancarias, relacionamentos e muitas outra atividades. Para prolongar o corte do cabelo ou o efeito das tinturas a boa Lua é a Minguante. Depilação entram nesta fase também. Cortar cabelo para crescimento rápido é bom na Lua Crescente. Em compensação começar dieta de emagrecimento é perda de tempo nesta fase.
A LUA E OS RELACIONAMENTOS
O mais próximo corpo celeste da Terra, a Lua mexe espetacularmente com as emoções e os desejos coletivos; reflete, portanto, nos romances e na vida afetiva. Dependendo do signo em que a lua se encontra no céu, da sua fase ou dos aspectos formados com outros planetas, ocorre uma disposição maior das pessoas para os romances, os encontros e as aproximações. Os sentimentos podem estar mais apaixonados ou mais esfriados. A comunicação emocional pode estar mais fácil ou, ao contrário, as manifestações afetivas mais contidas. Laços antigos podem, em alguns momentos, ser mais gratificantes do que novas aventuras. Tudo isto depende da Lua! Durante a Lua Cheia é quando nos sentimos mais ávidos de relacionamento e ansiamos por um par. Mas as maiores crises também ocorrem nesta fase. É mais fácil terminar relacionamentos e se desligar dos nossos afetos na Lua Minguante. A lua em Escorpião predispõe a ciúmes e a sentimentos de posse e controle. Os bons aspectos entre Lua e Vênus que acontecem várias vezes ao mês são mais favoráveis para romances.

A LUA E A SAÚDE
A Lua tem atuação decisiva sobre todos os líquidos do nosso planeta, inclusive do nosso corpo. Por esta razão, é aconselhável observar o comportamento da Lua antes de nos submetermos às cirurgias. Devido ao controle que a Lua exerce sobre os líquidos do organismo, pode inibir ou predispor inchaços, hematomas, edemas, hemorragias e interferir na qualidade e na duração do pós-operatório. Dependendo do signo em que a Lua se encontra ou dos aspectos formados por ela alguns órgãos ficam mais sensibilizados e certos tipos de tratamento se tornam mais eficazes. A Lua Cheia é menos indicada para cirurgias e a Minguante a mais favorável. Quando a Lua se encontra nos signo de Touro, Escorpião, Aquário e Leão, temos mais chance de procedimentos estáveis e previsíveis durante a cirurgia

A LUA E O SONO
Como contra partida do Sol - o astro do dia - ela preside a noite e interfere diretamente sobre a quantidade e qualidade do sono e dos sonhos. Sonos agitados, noites mal dormidas ou ao contrário horas reparadoras de descanso e sonhos sublimes dependem, em grande parte, da passagem da Lua pelos signos e dos aspectos formados a outros planetas. Pessoas com mais predisposição à insônia sofrem mais na Lua Cheia. Lua e Netuno sob má influência dão sono e Lua e Urano tiram o sono.

A LUA E A CASA
Como rege mudanças em geral, mudanças de casa ou de escritório não escapariam de sua influência. É recomendável observar o comportamento da Lua para realizar qualquer tipo de operação que envolva um imóvel: compra, venda, obras, consertos, instalações e principalmente o dia da mudança. Boas ligações entre Lua e Saturno são ideais para transações imobiliárias e reparos da casa. Lua e Plutão para jogar coisas inúteis fora. A Lua em Virgem é ideal para faxina e arrumação.

A LUA E O AMBIENTE DE TRABALHO
A Lua interfere muito em nossa produtividade, disposição, concentração, estado de espírito e relacionamento com as pessoas. O ambiente de trabalho é portanto profundamente afetado por ela. Principalmente para as pessoas que trabalham diretamente em contato com o público. Até a natureza das atividades recebe influência deste manhoso satélite. A Lua em Gêmeos favorece as atividades ligadas ao comércio e à divulgação e publicidade. A Lua em Sagitário já privilegia as atividades culturais e os grandes eventos, inclusive esportivos. Uma ligação desarmônica entre Lua e Netuno gera desconcentração e baixa produtividade; já, entre Lua e Mercúrio, predispõe à superposição de tarefas e trabalhos interrompidos e inconclusivos. É definitivamente bastante produtivo verificarmos a posição diária da Lua para otimizarmos o nosso desempenho profissional.